Os jovens e a indústria do tabaco

Há algumas décadas, a indústria do tabaco estava em seu pico, vendendo como água para um público, em geral, adulto. Conforme os malefícios do vício ficavam evidentes, o número de fumantes foi diminuindo gradativamente, preocupando esta indústria de forma geral. Para enfrentar este problema, a estratégia de marketing sofreu algumas alterações, e a indústria passou a também dar enfoque ao público jovem. Prova disto são os cigarros de sabor, ou a forma como são disponibilizados nos comércios. Ao entrarmos em uma padaria, facilmente percebemos a estratégia mercadológica implementada, pois os cigarros estão próximos de balas, chocolates e do próprio caixa. A associação é involuntária e tão sutil que é quase imperceptível.

 Porém, existem outras preocupações por detrás dos impactos da indústria do tabaco na sociedade, como as consequências ambientais. Uma das maiores dificuldades é o descarte irregular de cigarros, além dos diversos fatores que levam à contaminação do ar, do solo e da água. Por mais que a indústria apresente opções de “risco reduzido”, os impactos ambientais permanecem os mesmos, e esta estratégia é puramente para atrair mais consumidores.

 Apesar de termos cada vez mais a participação dos jovens nos assuntos de proteção ambiental, ainda nos deparamos com pautas como esta, que parece ser tão antiga e ultrapassada. Ao mesmo passo que evoluímos em alguns projetos e ações sociais, regredimos em hábitos que são, clara e comprovadamente nocivos ao indivíduo e à sociedade civil. Como proteger algo que desmantelamos? 

Participe com sugestões e ideias nos comentários do nosso blog e nos ajude a crescer e conscientizar mais e mais pessoas, até a próxima semana pessoal!